16.12.2025

BMA


Braga participa no 1.º Encontro de Cidades Criativas da UNESCO em Burgos

A convite da cidade de Burgos, Cidade Criativa da UNESCO na área da Gastronomia, Braga participou no 1.º Encontro de Cidades Criativas da UNESCO, que decorreu entre 24 e 26 de novembro, no contexto da celebração dos 10 anos de Burgos na Rede de Cidades Criativas da UNESCO e do seu programa de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2031 (ECOC 2031).

BMA_Braga participa no 1.º Encontro de Cidades Criativas da UNESCO em Burgos

O encontro reuniu cidades de Espanha, Portugal, Itália e França, promovendo o intercâmbio de experiências, o reforço da cooperação internacional e a criação de oportunidades para o desenvolvimento de projetos conjuntos no âmbito das várias áreas criativas da Rede. A participação de Braga inscreve-se na sua estratégia enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Media Arts, reforçando o compromisso com a cooperação internacional, a inovação cultural e o papel da cultura e da tecnologia no desenvolvimento urbano sustentável.

O programa integrou sessões públicas de apresentação das estratégias e programas das cidades participantes, bem como painéis de discussão dedicados à colaboração futura entre as redes nacionais de Cidades Criativas da UNESCO. Para além do contacto com stakeholders locais, as delegações tiveram ainda a oportunidade de acompanhar o toque manual dos sinos, tradição recentemente inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, visitar o sítio arqueológico de Atapuerca, classificado como Património Mundial desde 2000, e conhecer o Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana (CENIEH).

No âmbito deste encontro, as redes nacionais de Cidades Criativas da UNESCO de Espanha, Itália e Portugal reuniram-se igualmente para explorar possibilidades de colaboração estratégica e desenvolvimento de iniciativas conjuntas, alinhadas com os princípios da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.